A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, e também é muito popular em outras partes do mundo, já que sua realização muda bastante a expressão do paciente.
Por meio dessa cirurgia tão procurada, é possível remodelar o nariz do paciente por conta de desvios estéticos, ou ainda, corrigir problemas funcionais.
Dessa forma, a rinosseptoplastia é mais do que uma cirurgia apenas ligada à aparência, mas é também, portanto, muito importante para sanar alguns problemas respiratórios específicos.
Hoje, vamos conhecer mais sobre esse procedimento tão popular e responder diversas das suas dúvidas sobre a rinoplastia, como ela é realizada e o que você deve esperar dela. Boa leitura.
Lista de Conteúdos
- 1 O que é a rinoplastia?
- 2 Para que serve?
- 3 Quando considerar essa cirurgia?
- 4 Quem pode se candidatar a esse procedimento?
- 5 Tipos de rinoplastia
- 6 Cicatrizes
- 7 Rinoplastia x bioplastia
- 8 Escolhendo um bom cirurgião
- 9 O que você deve buscar em sua consulta?
- 10 Cuidados pré-operatórios da rinoplastia
- 11 A cirurgia
- 12 Como é o pós imediato?
- 13 Recuperação após a rinoplastia
- 14 Resultados do procedimento
- 15 Riscos da rinoplastia
- 16 Perguntas e respostas
- 17 Preço da Cirurgia de Nariz (Rinoplastia)
O que é a rinoplastia?
A rinoplastia é uma cirurgia plástica feita na face, mais precisamente no nariz, que tem como objetivo remodelar a estrutura nasal, podendo alterar diversas características, e até mesmo, sanar problemas funcionais do nariz.
Pode ser combinada com outras técnicas e, até mesmo, ocorrer conjuntamente com a mentoplastia, por exemplo.
A rinoplastia é um procedimento que deve ser planejado cuidadosamente pelo cirurgião plástico em conjunto com o paciente, para que as alterações estéticas sejam feitas da melhor forma possível e levem a um resultado natural.
Para que serve?
A rinoplastia serve justamente para mudar a estrutura nasal, alterando, portanto, sua forma de maneira permanente.
Ela pode ocorrer para corrigir diversos tipos de características, como por exemplo:
- Mudar o tamanho da ponta do nariz;
- Corrigir a curvatura nasal;
- Afinar o nariz;
- Aumentar ou diminuir o tamanho total do nariz;
- Retirar calo nasal.
Entre diversos outros fins estéticos. Além de ter como função a solução desses problemas que podem vir a incomodar o paciente, a cirurgia também acontece quando existem problemas funcionais no nariz.
Quando considerar essa cirurgia?
Se você possui características nasais que lhe incomodam, como calo nasal protuberante, narinas muito largas, nariz muito pequeno ou desproporcional, entre outros, pode vir a pensar em realizar a rinoplastia.
Se você não está visualmente incomodado com a aparência de seu nariz, mas possui alguma dificuldade respiratória causada por ele, ou sofreu algum tipo de lesão anterior que modificou a forma do osso, talvez seja a hora de considerar o procedimento.
De qualquer modo, é importante ter em mente que a rinoplastia é um procedimento que passará, antes de tudo, pelas mãos do médico cirurgião.
Ele deverá fazer uma cuidadosa avaliação de seu caso e verificar, então, a possibilidade de realização do procedimento cirúrgico.
Quem pode se candidatar a esse procedimento?
A cirurgia pode acontecer em pessoas adultas de qualquer sexo. A idade mínima recomendada para que a cirurgia aconteça é de 16 anos, quando já houve completa maturação do nariz e ossos da região.
Antes disso, se a cirurgia acontecer, pode haver riscos de haver futuras complicações ou mesmo ser necessário refazer o procedimento posteriormente.
E como já dito, para realizar a rinoplastia é preciso fazer um prévio acompanhamento do seu caso, para que tudo corra dentro do previsto.
Tipos de rinoplastia
Os tipos de rinoplastia são os seguintes:
- Estético;
- Funcional;
- Secundária;
- Étnica;
- Pós-trauma.
As mais conhecidas e realizadas são as estéticas, seguidas pelas rinoplastias funcionais.
Rinoplastia Estética
Na estética, o objetivo final é a modificação da aparência no nariz por eliminar características indesejadas para o paciente.
Rinoplastia Funcional (Rinosseptoplastia)
Nos casos em que se faz necessário realizar a rinoplastia funcional ou rinosseptoplastia, ela pode servir para corrigir o septo ou mesmo retirar carne esponjosa de dentro do nariz. Essa correção melhora, portanto, o processo respiratório do paciente.
Rinoplastia Secundária
Já a rinoplastia secundária, serve para que quaisquer resquícios de problemas que não foram sanados na primeira cirurgia sejam eliminados.
A secundária pode ocorrer quando o resultado não ficou como esperado, ou quando se resultaram problemas respiratórios.
Rinoplastia Étnica
A rinoplastia étnica é aquela em que pretende amenizar características específicas da etnia do paciente, que ele considere muito pronunciadas. Lembrando que sempre, a cirurgia de rinoplastia deve manter o nariz com harmonia em relação ao rosto.
Rinoplastia Pós-trauma
E por fim, a rinoplastia pós-trauma, é aquela realizada quando houve algum tipo de choque ou trauma que alterou a forma nasal, sendo necessário remodelar o nariz.
Essa remodelação pode ser não apenas estética, mas também funcional.
Cicatrizes
Como em qualquer cirurgia, existem cicatrizes, mas no caso da rinoplastia elas são praticamente imperceptíveis. Tanto para o paciente, quanto para quem vê de fora.
No caso da rinoplastia aberta, onde o médico levanta a pele do nariz, ele realiza incisões na parte de baixo das narinas.
Isso significa dizer que as futuras cicatrizes serão praticamente invisíveis.
Quando a rinoplastia é fechada, as incisões ficam internas, ou seja, não podem ser vistas por quem vê o nariz da pessoa operada.
De toda forma, é sim necessário tomar os devidos cuidados para que a cicatrização ocorra de forma correta e evite problemas.
Rinoplastia x bioplastia
Caso você não esteja muito satisfeito com a forma do seu nariz, mas não pretenda passar por uma cirurgia permanente, saiba que pode pensar a respeito da bioplastia.
Esse procedimento menos invasivo, preenche o nariz com ácido hialurônico e modifica as formas, minimizando os detalhes indesejados pelo paciente.
O resultado do procedimento não requer espera – é imediato – e também não precisa de tempo de recuperação.
No entanto, não é permanente como a rinoplastia e dura em média 12 meses.
Escolhendo um bom cirurgião
A escolha de um bom cirurgião plástico demanda paciência e também cautela. É necessário se atentar a alguns pontos:
- É preciso que o médico tenha inscrição no Conselho Regional de Medicina;
- O cirurgião plástico deve ser membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica);
- O médico cirurgião plástico deve ter experiência comprovada;
- Deve se esperar do médico, atitudes assertivas e de acordo com o código de ética.
É importante ter atenção a esses detalhes. Não basta apenas ser médico, é preciso ter a formação específica em cirurgia plástica. Fique atento em relação a profissionais que cobram muito abaixo do preço e que expõem trabalhos anteriores de antes e depois, o que é proibido.