A mentoplastia é uma cirurgia muito procurada por pacientes que precisam ou querem modificar a forma do rosto, mas especificamente do queixo.
Essa cirurgia é específica para o mento, ou queixo, e sua realização de forma correta garante uma boa mudança na harmonia do rosto e ainda contribui para os casos onde essa alteração se faz necessária além da saúde.
Hoje vamos falar um pouco mais sobre essa cirurgia e dar detalhes sobre sua realização, pré e pós-operatório, e outras informações pertinentes ao caso.
Lista de Conteúdos
- 1 O que é a mentoplastia?
- 2 Para que serve?
- 3 Quando considerar essa cirurgia?
- 4 Quem pode se candidatar a esse procedimento?
- 5 Tipos de mentoplastia
- 6 Cicatrizes
- 7 Mentoplastia x Preenchimento
- 8 Escolhendo um bom cirurgião
- 9 O que você deve frisar na sua consulta?
- 10 Cuidados pré-operatórios da mentoplastia
- 11 A cirurgia
- 12 Como é o pós imediato?
- 13 Recuperação após a mentoplastia
- 14 Resultados do procedimento
- 15 Riscos da mentoplastia
- 16 Perguntas e respostas
- 17 Preço da Cirurgia de Queixo (Mentoplastia)
O que é a mentoplastia?
A mentoplastia é uma cirurgia realizada na parte inferior do rosto do paciente, com a função de aumentar ou diminuir o queixo.
Essa cirurgia se faz necessária quando há uma protuberância, ou seja, quando o queixo está muito pronunciado em relação a parte de cima da boca ou quando ele está muito retraído em relação a essa parte de cima.
Para que se realize a mentoplastia, é necessária a indicação médica para a cirurgia, por isso, uma análise prévia e estudo do caso são indispensáveis pelo seu cirurgião plástico.
Para que serve?
A cirurgia de mentoplastia serve para alterar a forma do queixo (mento) do paciente, dando-lhe um ar mais harmonioso com o restante do rosto, o que causa extrema mudança na aparência.
O formato do rosto está intrinsecamente ligado ao conjunto inteiro de harmonia da face.
Portanto, é mais do que normal que ele cause discrepâncias caso esteja com suas dimensões alteradas.
A mentoplastia visa corrigir essas alterações, deixando o queixo alongado, caso esteja retraído, por meio de enxertos, deslocamento do osso ou próteses, ou mesmo diminuindo-o, por meio da retirada de parte do osso.
No geral, a mentoplastia mais procurada é aquela que trata de fazer o aumento do queixo do paciente, sendo a menos invasiva.
Nos casos em que a redução do queixo se faz necessária, o procedimento envolve a retirada de parte do osso correspondente, sendo então mais demorado e por vezes um pouco mais invasivo.
Quando considerar essa cirurgia?
Essa cirurgia deve ocorrer no paciente que possua queixo retraído ou até ausente ou aquele que possua queixo extremamente alongado.
Essas diferenças de projeção do queixo contribuem fortemente para uma discrepância na percepção estética do rosto da pessoa afetada pelo problema e a cirurgia pode corrigir isso.
Mais do que a questão estética, essa diferença e discrepância na formação do queixo pode dificultar a mastigação da pessoa, por exemplo, o que faz o procedimento ser mais necessário ainda em alguns casos.
Caso o paciente sofra com esse problema e deseje estudar a possibilidade de realizar uma mentoplastia, deve procurar o seu cirurgião plástico, que fará uma avaliação detalhada de seu caso.
Quem pode se candidatar a esse procedimento?
As pessoas que possuem essa desproporcionalidade na formação do seu queixo devem procurar o cirurgião plástico para que estude seu caso.
Nenhum tipo de procedimento deve acontecer sem essa prévia avaliação médica e todos os exames que precedem a cirurgia.
Tipos de mentoplastia
Existem dois tipos de mentoplastia, cada um deles direcionado para uma espécie de má projeção no queixo.
Uma delas visa corrigir a retração exagerada do queixo do paciente, aumentando-o por meio de enxertos, implante ou prótese. Essa é a chamada mentoplastia de aumento.
A outra tem como objetivo fazer a redução do queixo que é muito proeminente em relação à parte superior da boca.
Essa cirurgia é a mentoplastia de redução, e é mais invasiva pois requer que o médico retire uma parte do osso, para que ocorra a diminuição do tamanho do mento.
O médico avaliará o caso e então decidirá qual o procedimento necessário para cada caso em específico.
Cicatrizes
A cirurgia pode ocorrer de duas formas, seja por dentro da boca, com uma cicatriz interna, ou pela parte de fora, com a formação de cicatriz na parte inferior do queixo.
Caso a incisão seja interna, não há, obviamente, cicatriz visível.
Mas caso a mentoplastia seja realizada por meio de incisão na parte externa interior do queixo, há cicatriz, mas também fica escondida sob o queixo e caso o paciente siga as recomendações, fica praticamente imperceptível.
Mentoplastia x Preenchimento
A mentoplastia é a solução cirúrgica para o queixo protuberante ou para o queixo retraído, e essa solução, apesar de definitiva, pode deixar algumas pessoas com medo.
Por isso, alguns pacientes que não desejam tentar a cirurgia e tem o queixo retraído, procuram fazer esse alongamento por meio de um procedimento chamado preenchimento.
No preenchimento, ocorre também esse aumento e harmonização do queixo, por meio da inserção do ácido hialurônico, que remodela o queixo e ajusta sua projeção, sem precisar passar por cirurgia.
Essa opção não requer tempo de recuperação e nem é invasiva, porém, seus efeitos não duram permanentemente como no caso da mentoplastia.
Por isso, é importante que você observe esse dado, o preenchimento tem duração aproximada de 12 meses.
Escolhendo um bom cirurgião
O paciente que deseja fazer a mentoplastia deve levar muito a sério a escolha de um cirurgião plático, de forma a garantir que a cirurgia corra da melhor forma possível e que não haja problemas.
O médico deve primeiramente ter CRM, ou seja, o registro no Conselho Regional de Medicina, e além disso, deve ser um cirurgião plástico, sendo registrado na SBCP, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Esses dados são muito importantes, já que, não basta apenas que seja médico formado, mas é necessário que ele possua a formação de cirurgião plástico.
Durante a consulta, busque sanar essas dúvidas e informe-se a respeito do profissional que está escolhendo para realizar a sua cirurgia. Esse é um passo muito importante e que não deve ser negligenciado.