Mentoplastia - Dr. José Renato Leite
page-header

Mentoplastia

A mentoplastia é uma cirurgia muito procurada por pacientes que precisam ou querem modificar a forma do rosto, mas especificamente do queixo.

Essa cirurgia é específica para o mento, ou queixo, e sua realização de forma correta garante uma boa mudança na harmonia do rosto e ainda contribui para os casos onde essa alteração se faz necessária além da saúde.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre essa cirurgia e dar detalhes sobre sua realização, pré e pós-operatório, e outras informações pertinentes ao caso.

O que é a mentoplastia?

A mentoplastia é uma cirurgia realizada na parte inferior do rosto do paciente, com a função de aumentar ou diminuir o queixo.

Essa cirurgia se faz necessária quando há uma protuberância, ou seja, quando o queixo está muito pronunciado em relação a parte de cima da boca ou quando ele está muito retraído em relação a essa parte de cima.

Para que se realize a mentoplastia, é necessária a indicação médica para a cirurgia, por isso, uma análise prévia e estudo do caso são indispensáveis pelo seu cirurgião plástico.

Para que serve?

A cirurgia de mentoplastia serve para alterar a forma do queixo (mento) do paciente, dando-lhe um ar mais harmonioso com o restante do rosto, o que causa extrema mudança na aparência.

O formato do rosto está intrinsecamente ligado ao conjunto inteiro de harmonia da face.

Portanto, é mais do que normal que ele cause discrepâncias caso esteja com suas dimensões alteradas.

A mentoplastia visa corrigir essas alterações, deixando o queixo alongado, caso esteja retraído, por meio de enxertos, deslocamento do osso ou próteses, ou mesmo diminuindo-o, por meio da retirada de parte do osso.

No geral, a mentoplastia mais procurada é aquela que trata de fazer o aumento do queixo do paciente, sendo a menos invasiva.

Nos casos em que a redução do queixo se faz necessária, o procedimento envolve a retirada de parte do osso correspondente, sendo então mais demorado e por vezes um pouco mais invasivo.

Quando considerar essa cirurgia?

Essa cirurgia deve ocorrer no paciente que possua queixo retraído ou até ausente ou aquele que possua queixo extremamente alongado.

Essas diferenças de projeção do queixo contribuem fortemente para uma discrepância na percepção estética do rosto da pessoa afetada pelo problema e a cirurgia pode corrigir isso.

Mais do que a questão estética, essa diferença e discrepância na formação do queixo pode dificultar a mastigação da pessoa, por exemplo, o que faz o procedimento ser mais necessário ainda em alguns casos.

Caso o paciente sofra com esse problema e deseje estudar a possibilidade de realizar uma mentoplastia, deve procurar o seu cirurgião plástico, que fará uma avaliação detalhada de seu caso.

Quem pode se candidatar a esse procedimento?

As pessoas que possuem essa desproporcionalidade na formação do seu queixo devem procurar o cirurgião plástico para que estude seu caso.

Nenhum tipo de procedimento deve acontecer sem essa prévia avaliação médica e todos os exames que precedem a cirurgia.

Tipos de mentoplastia

Existem dois tipos de mentoplastia, cada um deles direcionado para uma espécie de má projeção no queixo.

Uma delas visa corrigir a retração exagerada do queixo do paciente, aumentando-o por meio de enxertos, implante ou prótese. Essa é a chamada mentoplastia de aumento.

A outra tem como objetivo fazer a redução do queixo que é muito proeminente em relação à parte superior da boca.

Essa cirurgia é a mentoplastia de redução, e é mais invasiva pois requer que o médico retire uma parte do osso, para que ocorra a diminuição do tamanho do mento.

O médico avaliará o caso e então decidirá qual o procedimento necessário para cada caso em específico.

Cicatrizes

A cirurgia pode ocorrer de duas formas, seja por dentro da boca, com uma cicatriz interna, ou pela parte de fora, com a formação de cicatriz na parte inferior do queixo.

Caso a incisão seja interna, não há, obviamente, cicatriz visível.

Mas caso a mentoplastia seja realizada por meio de incisão na parte externa interior do queixo, há cicatriz, mas também fica escondida sob o queixo e caso o paciente siga as recomendações, fica praticamente imperceptível.

Mentoplastia x Preenchimento

A mentoplastia é a solução cirúrgica para o queixo protuberante ou para o queixo retraído, e essa solução, apesar de definitiva, pode deixar algumas pessoas com medo.

Por isso, alguns pacientes que não desejam tentar a cirurgia e tem o queixo retraído, procuram fazer esse alongamento por meio de um procedimento chamado preenchimento.

No preenchimento, ocorre também esse aumento e harmonização do queixo, por meio da inserção do ácido hialurônico, que remodela o queixo e ajusta sua projeção, sem precisar passar por cirurgia.

Essa opção não requer tempo de recuperação e nem é invasiva, porém, seus efeitos não duram permanentemente como no caso da mentoplastia.

Por isso, é importante que você observe esse dado, o preenchimento tem duração aproximada de 12 meses.

Escolhendo um bom cirurgião

O paciente que deseja fazer a mentoplastia deve levar muito a sério a escolha de um cirurgião plático, de forma a garantir que a cirurgia corra da melhor forma possível e que não haja problemas.

O médico deve primeiramente ter CRM, ou seja, o registro no Conselho Regional de Medicina, e além disso, deve ser um cirurgião plástico, sendo registrado na SBCP, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Esses dados são muito importantes, já que, não basta apenas que seja médico formado, mas é necessário que ele possua a formação de cirurgião plástico.

Durante a consulta, busque sanar essas dúvidas e informe-se a respeito do profissional que está escolhendo para realizar a sua cirurgia. Esse é um passo muito importante e que não deve ser negligenciado.

Conheça o Doutor José Renato Leite

O que você deve frisar na sua consulta?

O ato da consulta é de extrema importância para que você entenda como ocorre o procedimento e tire suas dúvidas a respeito do pré e pós-operatório.

Saber como irá ser o procedimento e estar informado do que você pode ou não fazer após a cirurgia, evita problemas e ajuda com que a recuperação seja correta e sem surpresas.

Procure informar ao médico quais os problemas que a má formação do queixo lhe causa e procurar informações sobre a cirurgia.

Cuidados pré-operatórios da mentoplastia

Assim como em qualquer outra cirurgia, é necessário que você tome alguns cuidados com o pré-operatório, visando sempre a melhor preparação para a cirurgia.

Ouça todas as recomendações médicas e além disso, atente-se aos seguintes pontos:

  • Não faça uso de remédios anticoagulantes;
  • Por pelo menos 30 dias antes da cirurgia, não fume;
  • Caso estiver gripado, comunique à equipe médica antes da cirurgia;
  • Se houver aplicação de anestesia geral, há a recomendação de jejum de 8 horas.

Além disso, podem haver outras recomendações médicas que sejam específicas para o seu caso, portanto, siga sempre as indicações do seu médico.

A cirurgia

A mentoplastia é feita com anestesia geral – principalmente quando combinada com outros procedimentos – ou por meio de local e sedação.

A incisão pode ocorrer de forma interna, por dentro da boca, ou na parte inferior do queixo, a depender do caso e do tipo de cirurgia.

Nos casos da mentoplastia de aumento, pode-se utilizar uma prótese, um preenchimento com gordura ou mesmo a mudança de posição do osso.

Já na mentoplastia de redução, o osso deve ser diminuído de tamanho, o que torna o procedimento um pouco mais complexo e invasivo.

A duração do procedimento é em torno de uma hora para a de aumento e duas horas para a de redução. Claro, a depender de cada especificidade.

Como é o pós imediato?

Geralmente, o paciente costuma receber alta no mesmo dia, mas pode ocorrer de ser necessário ficar em observação.

A área é imobilizada e deve ser evitado o esforço e movimentação da região, principalmente durante o período da primeira semana.

O médico pode indicar outras recomendações, que o paciente também deverá seguir.

Recuperação após a mentoplastia

Durante o período de recuperação de uma mentoplastia, é recomendado que o paciente se abstenha de comidas sólidas pelo menos durante uma semana, de forma a evitar a movimentação e tração no local.

A recuperação ocorre de forma gradual e há inchaço e edemas que são naturais para o tipo de cirurgia, mas que irão melhorar conforme ocorre a recuperação.

Evitar atividades físicas pesadas e também o sol, é primordial para uma boa recuperação.

Resultados do procedimento

A mentoplastia pode ter seus resultados notados de forma mais completa assim que desaparecem os edemas e inchaços no local, o que deve ocorrer por volta de dois a três meses.

O resultado é um queixo harmonizado com o restante do rosto, trazendo uma mudança muito positiva e aumento da autoestima do paciente.

Riscos da mentoplastia

Existem poucos riscos associados à mentoplastia, principalmente se um cirurgião plástico experiente realizar o procedimento e o paciente seguir todas as recomendações.

Mas como em qualquer outro procedimento, há sim riscos de se ocorrer problemas. Apesar de raros, podem haver problemas de cicatrização do osso, extrusão do implante utilizado, mudança de local do implante, entre outros.

Você deve consultar o médico para que ele proponha soluções nesses casos.

Perguntas e respostas

Tirar dúvidas com seu médico, na hora da consulta, é o mais indicado. Mas alguns questionamentos mais simples podemos responder agora mesmo.

Separamos algumas questões comuns que podem ser suas dúvidas, para facilitar o processo e te ajudar a conhecer mais a mentoplastia.

A mentoplastia pode ser feita ainda na adolescência?

O cirurgião deve avaliar cada caso de forma isolada e somente ele pode receitar esse tipo de cirurgia.

Porém, o ideal é que já tenha acabado a formação do rosto e dos ossos. Portanto, o ideal é que se espere até a idade adulta.

A recuperação é dolorosa?

Geralmente ocorre dor leve e desconforto na área, mas as medicações normalmente prescritas costumam resolver esses desconfortos.

Seguindo todas as recomendações médicas, os riscos de dor excessiva e complicações são quase nulos.

Posso realizar outros procedimentos junto com a mentoplastia?

Sim! Você pode realizar a rinoplastia conjuntamente com a mentoplastia e alguns cirurgiões ainda recomendam a realização de uma lipoaspiração no pescoço, para melhores resultados.

Lembre-se que, mesmo com as informações prestadas aqui, a consulta médica e avaliação é imprescindível. Marque sua consulta com o cirurgião hoje mesmo.

Quanto custa a Mentoplastia?

A mentoplastia é uma cirurgia que pode servir tanto para aumento quanto para redução, a depender do caso do paciente.

Ela também varia de acordo com o tipo de preenchimento que o médico utilizará para sanar o problema.

Todas essas variáveis podem influenciar nos valores desse procedimento.

Portanto, apenas após uma avaliação completa do seu caso, o médico será capaz de estimar os valores específicos para você.

Marque uma consulta de avaliação para que você possa ter os detalhes de valores direcionados para o seu caso.

Siga-me no Instagram
Conheça um pouco mais sobre a minha vida, rotina e tudo sobre o mundo da Cirurgia Plástica

Preço da Cirurgia de Queixo (Mentoplastia)

Por determinação do Conselho Federal de Medicina, não é permitida a divulgação de preços em sites médicos. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pelo nosso whatsapp: (11) 99715-6737 ou pelo formulário na página de contato.