Blefaroplastia - Dr. José Renato Leite
page-header

Blefaroplastia

Atualmente, vivenciamos a necessidade de expressar nossas emoções com o olhar, afinal, passamos a maior parte do tempo com máscaras. Nesse sentido, a cirurgia suaviza a região dos olhos.

O envelhecimento carrega consigo marcas, ou seja, com o tempo a pele passa por um processo de mudanças. As rugas começam a aparecer, a firmeza da pele não é mais a mesma.

Em outras palavras, chegou o momento de cuidar um pouco mais da expressão. Tratar com mais carinho o cartão de visitas do corpo. Explorar com afeto esse novo olhar.

Veremos no texto um procedimento simples e completo, contudo, carregado de resultados espetaculares!

Blefaroplastia: A Plástica das Pálpebras

A Blefaroplastia é uma cirurgia que corrige o olhar cansado e retira algumas imperfeições. O procedimento é realizado nas pálpebras inferiores e superiores.

Durante a cirurgia tratamos as alterações que deixam o olhar com aspecto pesado, envelhecido e inchado. Tiramos o excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores e reposicionamos as bolsas gordurosas da região das pálpebras

Muitas pessoas desconhecem o nome blefaroplastia, sua tradução significa blefaro: pálpebras e plastia: plástica. Denotando o local específico para a realização do procedimento estético.

Ao longo do tempo cresceu o número de pessoas que buscam a plástica das pálpebras no Brasil e no mundo.

Na intervenção cirúrgica o médico também pode realizar a aplicação de botox, um componente ácido que auxilia no desaparecimento das rugas e concede firmeza à pele.

Quando considerar a cirurgia

Considerar um procedimento cirúrgico é compreender os benefícios e os riscos que serão enfrentados. Antigamente somente pessoas famosas aderiam às cirurgias plásticas.

Contudo, atualmente homens e mulheres caminham dentro desse universo sem tantas preocupações. Afinal, as mudanças estéticas modificam não somente o corpo, mas alegram a alma.

Muitas pessoas possuem doenças psicológicas porque não se reconhecem no espelho. A autoestima está constantemente abalada por conta dos fatores físicos.

Nesse sentido, caso você enfrente problemas com as bolsas de gordura que insistem em trazer um olhar cansado e envelhecido ao seu olhar, opte pela blefaroplastia.

Além dos fatores estéticos, existem problemas que podem prejudicar a visão do paciente. Algumas pessoas realizam a plástica de pálpebras para evitar que o excesso de pele fique em cima dos olhos, prejudicando a visão.

Esses fatores nem sempre são ocasionados pelo envelhecimento. Existem questões genéticas envolvidas no acúmulo de pele nessas regiões.

Vejamos alguns fatores que contribuem para o aparecimento das marcas de expressão:

  • Excesso de sol (pessoas que não utilizam proteção);
  • Envelhecimento;
  • Questões genéticas;
  • Ganho de peso;
  • Variação de peso.

Tratamentos de pele, cremes e cuidados diários podem auxiliar no processo de cuidado com a pele. Contudo, dificilmente resolverão o problema.

Encontramos atualmente no mercado, produtos que prometem uma pele renovada e jovem. Muitos afirmam que as diferenças apareceram rapidamente e milagrosamente.

Infelizmente essas alterações profundas não podem ser realizadas apenas com produtos. A blefaroplastia altera estruturas e remove peles em excesso, com procedimentos cirúrgicos.

Uma orientação válida é continuar cuidando da pele após a cirurgia. Imagine que uma nova constituição será feita. Quanto mais tempo cuidar, a durabilidade será maior.

Quem pode realizar a cirurgia?

Muitas pessoas atribuem os procedimentos estéticos somente para o público feminino. Contudo, os homens também podem realizar a blefaroplastia.

Sabemos que a região dos olhos é sensível e todos os cuidados são essenciais. Nesse sentido, antes de realizar o procedimento, o médico verificará se o tecido do rosto está saudável.

Em outras palavras, se o paciente não possuiu problemas que possam ser agravados no processo de cicatrização. Existem pessoas que possuem doenças graves nos olhos e na pele, que muitas vezes precisam ser tratados antes da blefaroplastia.

Não existe uma idade especifica para realizar o procedimento. Normalmente as pessoas que procuram o profissional possuem entre 30 e 50 anos, momento que começam a se incomodar com as marcas.

Apesar dessa procura ser tardia, os médicos afirmam que a blefaroplastia apresenta resultados maiores em pacientes que possuem mais tônus e elasticidade na pele, ou seja, pessoas jovens.

Pacientes que possuem patologias como diabetes, hipertensão, alterações na tireoide e doenças nos olhos devem ser avaliados mais criteriosamente.

Conheça o Doutor José Renato Leite

A cirurgia

A anestesia pode ser apenas local, local com sedação ou também geral a depender do caso.

Começamos marcando as regiões que serão modificadas. Esse processo é muito importante e precisa ser realizado com calma e critério.

Após a marcação se inicia o processo de retirada da pele e reposicionamento das bolsas gordurosas. Todos os excessos serão removidos e as correções serão feitas imediatamente.

Blefaroplastia: Antes e Depois

Blefaroplastia: Antes e Depois

Caso o profissional retire quantidades erradas de pele, o paciente pode apresentar problemas nos olhos. Ou seja, não basta somente saber cortar, o cirurgião deve ser extremamente preciso nas quantidades removidas dos tecidos.

Não pense que essas questões são apenas superficiais, os riscos podem ser desde um ressecamento dos olhos até a perda completa da mobilidade dessa região.

Nesse sentido, escolher um profissional competente é essencial antes de realizar a blefaroplastia. Corrigir um problema estético e infringir problemas maiores não é uma opção.

Antes de escolher o cirurgião, consulte a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Verifique se o médico possui condições de realizar o procedimento estético.

Muitos falsos cirurgiões plásticos e até falsos médicos enganam muitas pessoas em troca de dinheiro. Não escolha um profissional baseado apenas em propagandas e valores atraentes. Conheça e confie no seu médico.

Nunca marque um procedimento estético baseado apenas no preço. Você precisa entender e ter segurança no processo.

Caso o paciente opte pela aplicação de outros componentes como o botox, o médico realizará a aplicação após a retirada completa da pele.

Esse procedimento dura em torno de uma hora e meia, ou seja, em pouco tempo todas as correções serão feitas.

Recuperação

O sucesso da cirurgia dependerá do processo de recuperação. Ou seja, o paciente precisa seguir todas as orientações indicadas pelo cirurgião.

Apesar da simplicidade do procedimento, estamos falando de uma cirurgia. Cortes foram realizados e mudanças serão visíveis nos próximos dias. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico.

Veremos alguns cuidados necessários no pós operatório:

  • Não durma de barriga para baixo durante as primeiras semanas;
  • Não realize atividades físicas e não pegue peso;
  • Utilize travesseiros altos e permaneça com a cabeça inclinadas nos primeiros dias;
  • Evite coçar e mexer na região operada;
  • Realize drenagens linfáticas com profissionais habilitados (conforme orientação médica);
  • Não tome sol por aproximadamente 2 meses (as manchas serão evitadas);
  • Realize compressas geladas nos primeiros dias; (diminuirá o inchaço)
  • Não fume (a cicatrização pode ser prejudicada com o tabaco);
  • Não coloque nada nos olhos nos primeiros dias (principalmente lentes de contato).

Todas as orientações serão fundamentais no processo de recuperação da blefaroplastia. Descumprir as orientações pode prejudicar o processo pós-operatório.

Consulte sempre o seu cirurgião plástico em relação ao acompanhamento pós-cirúrgico.

Resultados da Blefaroplastia (plástica das pálpebras)

Nos primeiros momentos será difícil perceber os resultados. O rosto estará inchado e passando pelo processo de recuperação natural.

Nesse sentido, vale ressaltar a importância de cumprir as orientações pós-operatórias recomendadas.

Imagine que você esperou muito tempo para ter os olhos jovens e alguns meses não serão um problema. Não se assuste com a palavra meses, porque você retornará sua rotina em até 7 dias.

Os resultados mais definitivos demoram um pouco para aparecer. Aos poucos você perceberá a diferença no olhar. As gorduras não estarão presentes e a pele estará firme novamente. Contudo, o tempo final para isso acontecer pode levar até 6 meses.

Aproveite esses resultados para sorrir um pouco mais com os olhos. Abandone aquele olhar triste e cansado e perceba as mudanças externas e internas.

A blefaroplastia é a possibilidade de recomeçar de uma forma diferente. Entender que as mudanças podem ser novos recomeços.

Aproveite esse momento para aprender um pouco mais e compartilhar com as pessoas que sofrem desse problema nas pálpebras. Caso tenha dúvidas, compartilhe conosco!

Siga-me no Instagram
Conheça um pouco mais sobre a minha vida, rotina e tudo sobre o mundo da Cirurgia Plástica

Preço da Blefaroplastia (Cirurgia de Pálpebras)

Por determinação do Conselho Federal de Medicina, não é permitida a divulgação de preços em sites médicos. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pelo nosso whatsapp: (11) 99715-6737 ou pelo formulário na página de contato.