A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo. Só no Brasil, ocupa o segundo lugar do ranking, perdendo para a mamoplastia de aumento (prótese de mama). Confira mais informações sobre a cirurgia, entenda como é realizada e quais são as suas principais indicações.
O corpo humano tem uma tendência natural de reservar gordura, gerando um acúmulo em regiões específicas. Sendo assim, a função da lipoaspiração é aspirar, por meio de cânulas, o excesso de gordura localizada, podendo ser realizada em diversas partes do corpo, tais como:
- Barriga;
- Braços;
- Coxas;
- Costas;
- Região lateral das mamas;
- Queixo duplo (ou papada);
- Axila;
- Flancos;
- Culotes;
- Púbis;
O resultado almejado é uma silhueta com proporções mais equilibradas e definidas. A cirurgia pode fazer a retirada de 5% a 7% do peso total do paciente, segundo as normas de segurança.
Lista de Conteúdos
Para quem a Lipoaspiração é indicada
A cirurgia de lipoaspiração é indicada geralmente para homens e mulheres que querem definir o contorno corporal retirando o excesso de gordura localizada. Também é preciso ressaltar que a lipoaspiração não é um tratamento para obesidade. E não deve ser confundido nunca como um método de emagrecimento. Os riscos de complicações aumentam em pacientes obesos e os resultados não costumam ser tão satisfatórios, já que o procedimento elimina pequenas quantidades de gordura.
Entretanto, querer se livrar de gordurinhas indesejadas não é a única coisa que se deve considerar nesse momento. Sendo assim, existem alguns requisitos importantes para saber se a cirurgia realmente é indicada para você:
- Estar no peso ideal ou próximo dele;
- Não fumar;
- Ter consciência das limitações pós-cirúrgicas e estar em um estado mental positivo quanto ao procedimento;
- Estar disposto(a) a seguir todas as recomendações dadas pelos profissionais envolvidos no processo;
- Não ter contraindicação médica para se submeter a intervenções cirúrgicas.
Como foi possível perceber, existem indicações claras para a sua realização. Por isso, é primordial ter acompanhamento profissional para que seja indicado o melhor procedimento a ser realizado, de acordo com as necessidades do paciente.
Contraindicações da lipoaspiração
Como todo procedimento, a lipoaspiração tem suas contraindicações, geralmente por aumentar o risco de complicações em alguns contextos. Sendo assim, a cirurgia não é indicada para:
- Pacientes com histórico de ataques cardíacos ou AVC;
- Indivíduos que não podem interromper uso de medicamentos que causam efeitos adversos durante a cirurgia;
- Gestantes e mulheres com menos de seis meses de parto;
- Pessoas com o IMC igual ou superior a 30,0kg/m2;
- Pacientes com anemia ou outros tipos de alterações sanguíneas;
- Pacientes crônicos descompensados de suas doenças de base, como portadores de lúpus ou diabetes;
- Portadores de doenças renais, câncer e infecções de pele;
- Fumantes;
- Portadores de HIV podem ter algum tipo de complicação maior pós-cirurgia.
Nesses casos, é importante que haja uma investigação detalhada para a possibilidade da realização de cirurgia, condição que será determinada pelas condições do paciente e análise do médico.