Lipoaspiração - Dr. José Renato Leite
page-header

Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo. Só no Brasil, ocupa o segundo lugar do ranking, perdendo para a mamoplastia de aumento (prótese de mama). Confira mais informações sobre a cirurgia, entenda como é realizada e quais são as suas principais indicações.

O corpo humano tem uma tendência natural de reservar gordura, gerando um acúmulo em regiões específicas. Sendo assim, a função da lipoaspiração é aspirar, por meio de cânulas, o excesso de gordura localizada, podendo ser realizada em diversas partes do corpo, tais como:

  • Barriga;
  • Braços;
  • Coxas;
  • Costas;
  • Região lateral das mamas;
  • Queixo duplo (ou papada);
  • Axila;
  • Flancos;
  • Culotes;
  • Púbis;

O resultado almejado é uma silhueta com proporções mais equilibradas e definidas. A cirurgia pode fazer a retirada de 5% a 7% do peso total do paciente, segundo as normas de segurança.

Para quem a Lipoaspiração é indicada

A cirurgia de lipoaspiração é indicada geralmente para homens e mulheres que querem definir o contorno corporal retirando o excesso de gordura localizada. Também é preciso ressaltar que a lipoaspiração não é um tratamento para obesidade. E não deve ser confundido nunca como um método de emagrecimento. Os riscos de complicações aumentam em pacientes obesos e os resultados não costumam ser tão satisfatórios, já que o procedimento elimina pequenas quantidades de gordura.

Entretanto, querer se livrar de gordurinhas indesejadas não é a única coisa que se deve considerar nesse momento. Sendo assim, existem alguns requisitos importantes para saber se a cirurgia realmente é indicada para você:

  • Estar no peso ideal ou próximo dele;
  • Não fumar;
  • Ter consciência das limitações pós-cirúrgicas e estar em um estado mental positivo quanto ao procedimento;
  • Estar disposto(a) a seguir todas as recomendações dadas pelos profissionais envolvidos no processo;
  • Não ter contraindicação médica para se submeter a intervenções cirúrgicas.

Como foi possível perceber, existem indicações claras para a sua realização. Por isso, é primordial ter acompanhamento profissional para que seja indicado o melhor procedimento a ser realizado, de acordo com as necessidades do paciente.

Contraindicações da lipoaspiração

Como todo procedimento, a lipoaspiração tem suas contraindicações, geralmente por aumentar o risco de complicações em alguns contextos. Sendo assim, a cirurgia não é indicada para:

  • Pacientes com histórico de ataques cardíacos ou AVC;
  • Indivíduos que não podem interromper uso de medicamentos que causam efeitos adversos durante a cirurgia;
  • Gestantes e mulheres com menos de seis meses de parto;
  • Pessoas com o IMC igual ou superior a 30,0kg/m2;
  • Pacientes com anemia ou outros tipos de alterações sanguíneas;
  • Pacientes crônicos descompensados de suas doenças de base, como portadores de lúpus ou diabetes;
  • Portadores de doenças renais, câncer e infecções de pele;
  • Fumantes;
  • Portadores de HIV podem ter algum tipo de complicação maior pós-cirurgia.

Nesses casos, é importante que haja uma investigação detalhada para a possibilidade da realização de cirurgia, condição que será determinada pelas condições do paciente e análise do médico.

Veja também:
O que a Lipo Laser

Preparação para a cirurgia

Se você está interessado (a) no procedimento, saiba que é preciso ter alguns cuidados antes da cirurgia. Esses passos são importantes para o sucesso da cirurgia e uma boa recuperação posterior ao tratamento. Confira, abaixo, algumas medidas que são requeridas e recomendadas por cirurgiões para uma excelente lipoaspiração:

  • Certamente o momento pré-cirurgia é direcionado para entender se o paciente está apto para realização do procedimento. Sendo assim, os médicos solicitam diversos exames como protocolos cardíacos, análise sanguínea e etc. Esteja preparado (a) para eles;
  • O médico pode julgar necessário que o paciente emagreça antes da cirurgia. Isso porque quanto mais perto do peso ideal, mais aparentes e satisfatórios serão os resultados da cirurgia.
  • Parar de fumar é algo importante. Os ativos do cigarro impedem uma boa cicatrização da pele, fator primordial para o sucesso de qualquer cirurgia.
  • É preciso que o cirurgião envolvido faça uma análise sobre os medicamentos que você toma. Isso porque alguns medicamentos podem entrar em conflito com algumas questões relacionadas ao procedimento. O uso de medicações que interferem na coagulação do sangue, por exemplo, pode propiciar uma hemorragia. Mas não interrompa nenhuma medicação sem a indicação médica;
  • É necessário que você invista em uma espécie de guarda-roupa cirúrgico. Dependendo da região trabalhada, precisará de cintas, meias de contenção, cremes e uma série de produtos que ajudarão no pós-operatório. Esse vestuário provavelmente será aproveitado por, pelo menos, três meses após a cirurgia;
  • É provável que o médico recomende sessões de drenagem linfática, então resguarde algumas economias para esse fim que é bastante benéfico para a recuperação do paciente;
  • O cirurgião irá recomendar que a paciente fique em jejum de oito horas antes da cirurgia;
  • Retire seu esmalte no dia da cirurgia;

Além dessas menções, é necessário destacar a importância da escolha de um bom profissional para realização do procedimento. Não é incomum conhecer histórias de pessoas que se submeteram às mãos de médicos de competência duvidosa e tiveram consequências terríveis. Investigue o histórico do cirurgião que pretende contatar, se possível converse com outros pacientes, verifique as credenciais de atuação e o local em que será feita a cirurgia.

Como é feita a lipoaspiração

O procedimento é iniciado a partir da administração da anestesia. A anestesia pode ser geral ou por bloqueios com a raquianestesia com sedação. Enquanto a medicação faz efeito, a área que será lipoaspirada será demarcada, com base nas análises antecedentes feitas pelo cirurgião e pacientes.

O paciente uma vez anestesiado é posicionado e as áreas de interesse da lipo são infiltradas com uma solução estéril que irá diminuir o sangramento resultante do procedimento.

Em seguida, é inserido uma cânula de lipoaspiração nas áreas de gordura localizada, que tem como função soltar a gordura em excesso. E a partir daí o cirurgião vai esculpindo o corpo da paciente.  Assim, do momento que essa gordura se desprende, ela é aspirada por um lipoaspirador.

Lipoaspiração: Antes e Depois

Lipoaspiração: Antes e Depois

A cirurgia pode ser considerada pequena, média ou grande, a depender da quantidade de gordura extraída e do número de áreas abordadas. A duração também depende bastante desses fatores.

O procedimento também pode ser combinado com a lipoescultura, que também consiste na retirada de gordura em excesso de algumas áreas, mas diferente da lipoaspiração, esse procedimento tem um processo adicional. Nesse caso, o profissional introduzirá a gordura antes retirada em áreas estratégicas do corpo, realinhando ou ressaltando regiões específicas do corpo. Um exemplo disso é um procedimento bem recorrente: a retirada de gordura em excesso da barriga e a sua recolocada na região dos glúteos, dispensando a colocação de prótese de silicone no bumbum.

A recuperação da lipoaspiração

No que se refere à recuperação da cirurgia de lipoaspiração, é preciso compreender que é natural sentir inchaço e dor nos locais lipoaspirados. Alguns remédios são recomendados para diminuir essas sensações, então é bastante importante que sejam tomados de maneira correta, dentro dos horários estipulados.

É recomendado que nos dias seguintes à cirurgia, o paciente caminhe cerca de 10 a 15 minutos por dia, para melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores. Por volta de quinze dias de pós-operatório, se tudo correr bem, o paciente será liberado para exercícios leves, de modo que progrida até completar o primeiro mês.

Também é importante que o paciente tenha acompanhamento de algum fisioterapeuta para a realização de sessões de drenagem linfática, que ajudarão a reduzir o inchaço e seroma das áreas tratadas.

Resultados esperados

O resultado esperado é um corpo delineado e proporções melhores definidas. Esse objetivo é atingido ao longo do tempo, podendo ser percebido mais claramente com aproximadamente um mês de pós-operatório, por conta da redução dos edemas. Sendo assim, é preciso ressaltar que os resultados mais definitivos surgem após seis meses.

A cirurgia não costuma deixar cicatrizes, pois as incisões realizadas são bem pequenas, em locais difíceis de serem vistos.

Custos

Os custos totais de uma cirurgia como a lipoaspiração são complexos de calcular, pois depende bastante de vários fatores. Porém, é importante ter alguns custos fixo na mente na hora de recorrer ao procedimento. São eles:

  • Exames pré-operatórios;
  • Cirurgião. O valor do profissional vai depender bastante do nível de experiência, técnica utilizada e região em que o serviço é prestado;
  • Anestesista;
  • Custos de internação do hospital ou centro cirúrgico em que será realizado o procedimento;
  • Terapias pós-operatórias;
  • Medicações;
  • Vestuário adequado, como cintas, meias compressoras e outras malhas;
  • Auxílio assistencial para a recuperação, caso necessário.

Nesse ponto, é importante ressaltar a importância de se fazer uma boa escolha e estar preparado financeiro para assumir os custos necessários.

Os procedimentos estéticos são um investimento na saúde física e emocional, e  não devem ser sinônimo de dor de cabeça e problemas desnecessários. Logo, escolha bem o seu profissional, que seja alguém de confiança, de modo que transmita verdade e coerência sobre a realização da cirurgia.

Siga-me no Instagram
Conheça um pouco mais sobre a minha vida, rotina e tudo sobre o mundo da Cirurgia Plástica

Preço da Cirurgia de Lipoaspiração

Por determinação do Conselho Federal de Medicina, não é permitida a divulgação de preços em sites médicos. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pelo nosso whatsapp: (11) 99715-6737 ou pelo formulário na página de contato.