Braquioplastia (Lifting de Braço) - Dr. José Renato Leite
page-header

Braquioplastia (Lifting de Braço)

A Braquioplastia é uma cirurgia plástica que a cada dia ganha novos adeptos. Afinal, ela proporciona uma grande melhoria estética nos braços.

Nesse sentido, vivemos em um país tropical e na imensa maioria do ano, ficamos com os braços à mostra. Desse modo, ter braços bonitos e sem gordurinhas é o sonho de muitas mulheres, não é mesmo?

O que é a Braquioplastia?

Primeiramente, saiba que a Braquioplastia é a cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de flacidez, pele e gordura dos braços. Aliás, esse procedimento visa melhorar o aspecto do tríceps, o famoso músculo do “thauzinho”.

Ademais, essa cirurgia também é conhecida como:

• Dermolipectomia braquial;
  • Lifting de braço.

Desse modo, ela pode ser realizada com a associação de uma lipoaspiração da região e com a retirada dos excessos de pele da área. Assim, a paciente conquista braços mais firmes, menos flácidos e mais bonitos depois da cirurgia.

Para que serve a Braquioplastia?

Conforme citamos acima, esse procedimento serve para corrigir o excesso de gordura e flacidez dos braços. Desse modo, é ideal para acabar com o constrangimento no uso de roupas de calor e também na hora de dar tchau.

Quando essa cirurgia plástica é indicada?

Indicamos essa cirurgia para tipos específicos de pessoas, como:

• Pessoas que perderam muito peso e estão flácidas, como quem passou por uma reeducação alimentar ou até mesmo pela redução de estômago;
  • Além disso, se você tem muita flacidez nessa região e já percebe que os braços não são os mesmos, pode nos contatar para avaliar o seu caso.

Contraindicações a essa cirurgia plástica

Inicialmente, saiba que é imprescindível estar com boa saúde para passar pela Braquioplastia. Bem como é importante que você não faça parte dos grupos de risco, que são:

• Pessoas com algumas doenças autoimunes desreguladas;
  • Ademais, não indicamos esse procedimento para pacientes com doenças crônicas desreguladas;
  • Tenha em mente que pessoas muito idosas devem evitar esse tipo de cirurgia;
  • Fumantes precisam deixar de fumar para conseguir passar por esse procedimento.
Veja também:
Tudo sobre a Lipoaspiração

Como é o pré e o pós-operatório?

Agora que você já sabe o que é a Braquioplastia, que tal entender melhor como funciona essa cirurgia? Vamos te explicar o antes, durante e depois do procedimento, confira!

Pré-operatório

Primeiramente, você passará por uma avaliação médica e o profissional avaliará se a cirurgia é mesmo necessária. Afinal, há casos em que apenas as atividades físicas já resolvem o problema. E casos com menor flacidez podem ser combatidos com a Lipolaser, por exemplo.

Posteriormente, seu cirurgião plástico solicitará alguns exames indispensáveis para a realização da cirurgia, tais como:

• Hemograma;
  • Coagulograma;
  • Dentre outros exames específicos.

Além disso, o médico irá te explicar detalhadamente os riscos que envolvem a cirurgia e você poderá avaliar se deseja ir em frente.

Como é feito o lifting de braço?

Entenda como a cirurgia acontece:

• Primeiramente, você será anestesiada;
  • Depois, o médico fará uma incisão na parte interior do braço. Esse corte pode ser médio a grande, isso depende da quantidade de pele e gordura que precisará ser retirada da região;
  • Vale ressaltar, que em alguns pacientes fazemos a lipoaspiração da região. Desse modo, é retirado todo o depósito de gordura que havia na região;
  • A cirurgia dura entre 2 e 4 horas. Contudo, pode demorar um pouco mais se você desejar realizar outros procedimentos na mesma operação. Nesse sentido, algumas mulheres aproveitam e colocam silicone ou fazem uma lipoescultura.

Por fim, você pode ter alta no mesmo dia em que realizou o procedimento. Todavia, só seu médico pode dizer de maneira assertiva por quanto tempo precisa ficar no hospital, combinado?

Pós-operatório

Todos nós sabemos que ficar com os braços imóveis é praticamente impossível. Porém, para a sua recuperação da Braquioplastia ser um sucesso, você deve manter os braços em repouso o máximo possível.

Desse modo, conseguirá evitar um problema muito comum neste tipo de pós-operatório, a abertura da cirurgia. Ou seja, nas primeiras semanas depois do procedimento, fique o mais quietinha possível e se programe para não precisar fazer muitas coisas com os braços.

No mais, recomendamos que você siga as orientações abaixo:

• Não tome sol nos primeiros 15 dias;
  • Faça sessões de drenagem linfática;
  • Evite carregar pesos e fazer movimentos intensos com os braços;
  • Ademais, é importante usar a malha de compressão por dois meses nos braços;
  • Por fim, durante 21 dias fique tranquila e não faça esforços físicos.

Recuperação

Em síntese, a recuperação é tranquila, desde que sejam seguidas as orientações supracitadas. Além disso, em caso de dor ou desconforto extremo você deve entrar em contato com o médico imediatamente.

Sob o mesmo ponto de vista, evite dirigir no primeiro mês depois da operação e durma com a barriga para cima. Bem como, evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas. Ademais, se você conseguir seguir o pós-operatório direitinho, evitará manchas escuras na cicatriz e também ajudará a ter menos dores na região.

Resultados

O resultado final da Braquioplastia pode ser visto depois de cerca de 6 meses. Afinal, a região já estará sem inchaço e com a cicatriz praticamente finalizada.

Nesse sentido, depois da realização do procedimento, a paciente terá braços mais firmes, mais bonitos e mais harmônicos.

Como escolher o cirurgião para fazer a sua Braquioplastia?

Tão importante quanto conhecer a cirurgia, é muito importante escolher um profissional qualificado para realizar o seu procedimento. Dessa forma, observe as seguintes situações:

• Faça a sua cirurgia plástica apenas com um profissional qualificado e que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso irá te resguardar em casos de complicações ou quaisquer problemas posteriores à cirurgia;
  • O médico precisa ter experiência e você pode procurar referências sobre o profissional;
  • Certifique-se de que a sua cirurgia plástica será feita em um hospital com aparelhos e infraestrutura para esse tipo de procedimento.

Principais dúvidas – Guia de perguntas e respostas sobre a Braquioplastia

A Braquioplastia é uma cirurgia que não envolve grandes riscos, porém, como muitos procedimentos estéticos, deixa algumas dúvidas no ar.

Pensando em te ajudar, decidimos anotar as indagações mais comuns das pacientes e elencar um mix com perguntas e respostas para te esclarecer e dar segurança. Confira!

A cirurgia de Braquioplastia é segura?

Sim. Esse procedimento é superseguro e oferece poucos riscos. Entretanto, é importante que você siga as nossas dicas e faça a sua cirurgia apenas em local e com profissional adequado, combinado?

Quais as complicações que podem ocorrer durante e após esse procedimento?

Em contrapartida, quaisquer intervenções cirúrgicas podem gerar algumas complicações. Nesse sentido, as mais comuns que envolvem esse procedimento são:

• Cicatrizes indiscretas (falaremos sobre isso no próximo tópico);
  • Irregularidades na região operada;
  • Infecções;
  • Hematomas.

Contudo, tais situações são raras e na imensa maioria dos casos, não há grandes complicações durante (ou após) essa cirurgia.

Essa cirurgia plástica deixa muitas cicatrizes?

Não. Apenas uma. Ela fica na parte interna do braço, vai da axila ao cotovelo e costuma ser bastante discreta. Entretanto, é possível que apareça queloides ou escurecimento da cicatriz.

Dessa forma, para tratar esse tipo de caso, indicamos algumas soluções como:

• Peelings que ajudam a melhorar o aspecto dessas marcas;
  • Tratamento com laser: ele pode ajudar muito a suavizar possíveis danos na pele causados pela cirurgia.

Em síntese, essa é uma região supersensível e que tem a pele bem fininha. Assim, nem sempre a cicatrização ocorre como esperado.

O pós-operatório é doloroso?

Não. Conforme citamos anteriormente, esse procedimento não costuma causar dor na paciente. Além disso, você terá receitas para adquirir analgésicos e medicamentos que auxiliam na recuperação e no combate à dor.

Entretanto, se você sentir muito desconforto e dor, precisa contatar o seu médico imediatamente.

Qual a idade mínima para realizar a Braquioplastia?

Recomendamos esse tipo de cirurgia para pessoas que já tentaram perder a gordura localizada da região e não conseguiram com dieta e atividade física. Desse modo, não existe idade mínima ou máxima para fazer esse procedimento.

Todavia, sempre optamos pelo bom senso e evitamos operar pessoas extremamente jovens (mesmo que os pais concordem) ou com idade bastante avançada.

De modo geral, as cirurgias plásticas estão cada vez mais seguras, práticas e com pós-operatórios fáceis de serem seguidos. Nesse sentido, ter um corpo mais jovem, saudável e bonito está cada vez mais acessível.

Contudo, é importante ter expectativas reais com os resultados da cirurgia e lembrar-se de que ela não impede a ação do tempo.

Gostou de conhecer mais sobre a Braquioplastia? Se ainda possui dúvidas ou precisa de uma avaliação do seu caso, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em atendê-la!

Siga-me no Instagram
Conheça um pouco mais sobre a minha vida, rotina e tudo sobre o mundo da Cirurgia Plástica

Preço da Braquioplastia

Por determinação do Conselho Federal de Medicina, não é permitida a divulgação de preços em sites médicos. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pelo nosso whatsapp: (11) 99715-6737 ou pelo formulário na página de contato.