Rinoplastia - Cirurgia Plástica de Nariz

Se você já buscou por procedimentos para modificar os contornos do seu nariz, deve ter se deparado com essa dúvida: qual a diferença entre rinoplastia e rinomodelação?

Os dois procedimentos são bastante procurados tanto por quem deseja apenas suavizar seus traços, quanto por quem, simplesmente, não está satisfeito com a aparência do nariz.

Mas, para que você entenda melhor o que é a rinoplastia e o que é a rinomodelação, vamos falar sobre as diferenças, os riscos, indicações e resultados de cada um.

Qual a principal diferença entre rinoplastia e rinomodelação?

Embora ambos sejam procedimentos capazes de remodelar o nariz, a principal diferença entre os dois é que a rinoplastia é um procedimento cirúrgico, enquanto a rinomodelação é um procedimento estético não cirúrgico.

Além dessa, que é a principal diferença entre os dois procedimentos, há ainda a possibilidade da rinoplastia ser capaz de corrigir problemas respiratórios, ao contrário da rinomodelação, que é mais indicada para fins estéticos.

Então, de forma resumida, as principais diferenças entre rinoplastia e rinomodelação são essas. A seguir, vamos explicar de forma mais detalhada quais as indicações, possibilidades e riscos de cada procedimento, além de explicar como eles são feitos.

Rinomodelação

A rinomodelação é um procedimento não cirúrgico, feito em consultório, através de preenchimento com ácido hialurônico na região de queixa do paciente.

Este preenchimento é feito com o uso de uma agulha bem fina, que aplica a substância sob a pele do paciente e consequentemente, após a aplicação do produto, ocorre um aumento de volume na região tratada.

Esse aumento de volume pode dar ao rosto uma aparência mais harmônica, corrigindo pequenos defeitos do contorno do nariz, ajudando a elevar sua autoestima.

O procedimento é feito em aproximadamente 30 minutos, com uso de anestesia tópica, em consultório, sem necessidade de internação ou intervenções mais invasivas e dolorosas.

A principal indicação da rinomodelação é para casos de pacientes que desejem, por exemplo:

• Corrigir a curvatura óssea no dorso do nariz;
  • Corrigir assimetrias;
  • Harmonizar a ponta ;
  • Corrigir defeitos de uma rinoplastia anterior.

Se a sua principal necessidade for em relação a algum problema respiratório, no entanto, como dissemos acima, o mais indicado é uma rinoplastia e, mais adiante, também vamos falar detalhadamente sobre ela.

Repouso após a rinomodelação

Após a rinomodelação, já que se trata de um procedimento não cirúrgico, não há necessidade de longos períodos de repouso.

Você poderá sair da sessão e, logo em seguida, retornar às suas atividades normais, tomando apenas alguns cuidados que o seu médico indicará após o procedimento.

Entre as principais recomendações para as 48 horas seguintes, estão: evitar a prática de exercícios físicos, não se expor ao sol imediatamente após a aplicação, evitar a utilização de óculos e dormir com a cabeça elevada quando se deitar.

Ainda, para garantir que o resultado seja satisfatório, um pequeno curativo será colocado na região da aplicação e não é recomendado que o paciente mexa no nariz até que o médico autorize.

Esse curativo é necessário para que o produto aplicado se posicione de forma correta após o procedimento, evitando a formação de edemas no nariz.

Riscos da rinomodelação

Qualquer procedimento, tanto os cirúrgicos, quanto os não cirúrgicos, sempre envolvem algum risco e é importante que você conheça todos eles antes de se submeter a um tratamento estético.

No caso da rinomodelação, o maior risco é em relação ao profissional que realizará o procedimento, já que ele utilizará uma agulha e é necessário saber como e onde injetar o produto corretamente.

Caso você não esteja nas mãos de um profissional qualificado, pode ocorrer uma série de complicações graves, entre elas, infecções, necrose do tecido do nariz e perfuração da pele além do limite necessário.

Contraindicações

Além dos riscos, comuns a qualquer paciente quando não estiverem sob os cuidados de um bom profissional, a rinomodelação pode ser perigosa e, portanto, contraindicada em casos específicos, como, por exemplo:

• Gestantes;
  • Lactantes;
  • Pessoas alérgicas a qualquer componente presente no produto aplicado;
  • Pacientes com doenças autoimunes;
  • Lesões ou infecções ativas na região onde ocorrerá a aplicação.

Ademais, informe sempre o seu médico sobre quaisquer problemas de saúde, mesmo que não estejam listados acima.

Somente um profissional capacitado poderá te examinar pessoalmente e informar sobre possíveis contra indicações e outros riscos específicos para o seu caso.

Tempo de espera e duração dos resultados

Como falamos, o procedimento é bastante rápido e dura, em média, 30 minutos. Após a sessão, você já notará a diferença no contorno do seu nariz.

Os resultados, no entanto, não são definitivos e costumam variar de acordo com cada caso e capacidade do organismo em absorver a substância aplicada, devolvendo ao nariz a aparência original.

O tempo médio de duração dos efeitos do preenchimento varia de 12 a 16 meses. Após esse período, se você desejar, poderá passar por nova aplicação.

Agora, caso você prefira resultados definitivos ou queira corrigir problemas respiratórios, independentemente de questões estéticas, é mais aconselhável que seja feita uma rinoplastia.

Rinoplastia

Popularmente conhecida como “cirurgia de nariz” e um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados em todo o mundo, é capaz de corrigir desde problemas puramente estéticos, até problemas respiratórios.

A rinoplastia, diferente da rinomodelação, é uma cirurgia plástica, de caráter definitivo, com necessidade de internação, anestesia e maior período de repouso.

Geralmente indicado para casos que apenas o preenchimento não resolveria, a rinoplastia tradicional pode ser feita de duas maneiras:

• Técnica aberta: uma incisão é feita na base do nariz, entre as narinas, permitindo que o cirurgião erga o tecido para uma visão total da área a ser trabalhada, cicatriz mínima e escondida;
  • Técnica fechada: as incisões são feitas por dentro das narinas, não deixando cicatrizes visíveis externamente.

Ao final da cirurgia, que pode durar cerca de 3 horas, é colocado no paciente um curativo conhecido como aquaplast no dorso do nariz para estabilizar os ossos e um tampão nasal externo para que não ocorram sangramentos.

A rinoplastia pode ser indicada para diversas situações. Alguns exemplos são:

• Correção da largura do osso nasal;
  • Nariz “achatado”;
  • Aumento ou diminuição do tamanho do nariz;
  • Desvio de septo;
  • Fratura em decorrência de acidentes;
  • Hipertrofia das conchas;
  • Correção da ponta nasal.

Além dos exemplos citados, também é possível resolver problemas de ronco e apneia do sono, quando combinada a técnica de septoplastia ao procedimento de rinoplastia.

As indicações são, de fato, bastante abrangentes. Converse com o seu médico para que ele faça a avaliação do melhor tratamento para o seu caso.

Recuperação após a rinoplastia

Lembrando que a rinoplastia é uma cirurgia, o pós-operatório exige um pouco mais do paciente. Vamos falar agora dos principais cuidados após o procedimento.

Após a rinoplastia o paciente precisa utilizar um tampão nasal externo por 24 horas e o aquaplast por, aproximadamente, 1 semana e, ainda, durante 2 semanas o paciente fará uso de micropore.

Outra diferença entre a rinoplastia e a rinomodelação é que, após a rinoplastia é comum a região do nariz ficar inchada e dolorida. Além disso, hematomas e algum desconforto também podem surgir.

Durante esse período, que deve durar, em média, 15 dias, seu médico pode recomendar um pouco mais de repouso.

Além disso, também deve suspender a prática de atividades físicas por 2 meses, evitando que o nariz sofra com muitos movimentos e impactos.

Seguindo todas as recomendações médicas, aumentam as chances de uma boa recuperação e melhor resultado do procedimento.

Quais os riscos e contraindicações da rinoplastia?

A rinoplastia, como qualquer procedimento cirúrgico, apresenta riscos e contraindicações e você deve estar ciente de todos eles antes de se submeter a ela.

Os principais riscos podem ser, por exemplo:

• Sangramento excessivo, já que serão feitos cortes necessários o procedimento;
  • Dificuldade de respiração no pós-operatório durante algumas semanas;
  • Riscos de infecção ou reações do organismo à anestesia.

Então, com tudo isso bem claro, também é necessário saber se há contraindicações para o seu caso. Elas podem ser:

• Gestantes;
  • Mulheres que estejam amamentando;
  • Pacientes que façam uso de remédio anticoagulante.

Antes da rinoplastia, o cirurgião vai solicitar diversos exames a fim de certificar a boa saúde do paciente e a ausência de riscos para o procedimento.

Resultados da rinoplastia

Como falamos, os resultados da rinoplastia são definitivos e, como em qualquer procedimento cirúrgico, dependem muito da habilidade e qualificação do profissional responsável.

Por isso, é importante que o paciente converse com o médico sobre as suas expectativas e ele, de forma honesta, exponha ao paciente todas as possibilidades e riscos do procedimento, incluindo as limitações para se obter o resultado esperado.

Sendo assim, após o período de repouso, desaparecendo o inchaço e os hematomas, o paciente terá autorização para remover o curativo e o molde de gesso e o novo contorno do nariz estará visível.

Enfim, agora que você sabe qual a diferença entre rinoplastia e rinomodelação, poderá procurar seu médico de confiança para uma avaliação inicial e decidir com ele qual é o melhor para você. Mas, se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco e agende uma consulta. Faremos o possível para te ajudar a escolher entre os dois procedimentos.