A Torsoplastia é o procedimento responsável pela remoção do excesso de pele e flacidez da região dorsal, flancos e glúteos.
A Torsoplastia retira uma faixa de pele e gordura da região dorsal inferior ou superior, esticando a pele e eliminando as dobras nas costas, bem como elevando os glúteos.
Quando optado pela sua realização em conjunto com a abdominoplastia o procedimento passa a ser chamado de abdominoplastia circunferencial.
O procedimento pode ser realizado sozinho ou combinado com outras cirurgias estéticas. A avaliação será realizada por um profissional capacitado.
É preciso sempre avaliar paciente de maneira individualizada, indicando os melhores caminhos para o resultado desejado.
Lista de Conteúdos
- 1 Para que serve a Torsoplastia?
- 2 Quando Considerar a Cirurgia?
- 3 Quem pode fazer a Torsoplastia?
- 4 Quais são as técnicas?
- 5 A Torsoplastia deixa cicatrizes?
- 6 Como escolher um cirurgião para a Torsoplastia?
- 7 Escolhi um cirurgião, e agora?
- 8 Quais são os cuidados pré-operatórios na Torsoplastia?
- 9 Como é a cirurgia?
- 10 Pós-operatório
- 11 Resultados
- 12 Quais os riscos?
- 13 E se ficar alguma dúvida?
- 14 Preço da Torsoplastia
Para que serve a Torsoplastia?
Geralmente, a torsoplastia é indicada para pacientes que são ex-obesos, ou seja, que tiveram uma perda significativa de peso.
A mudança de peso, de maneira considerável, tem como resultado o excesso de pele em algumas regiões. E o objetivo do procedimento é removê-las.
Ela pode ser associada a outros procedimentos, em busca de melhores resultados. Um dos procedimentos combinados é a lipoaspiração.
De maneira geral, o resultado será a remoção de pele e gorduras nas regiões dorsal, abdominal lateral e elevação dos glúteos.
Além de pacientes com perda significativa de peso, a cirurgia também é indicada para pessoas com uma quantidade grande de dobras nas costas.
Quando Considerar a Cirurgia?
A torsoplastia deve ser considerada quando a perda de peso tenha sido significativa, deixando excesso de pele e gordura em algumas regiões das costas e queda acentuada dos glúteos.
Em pessoas acima do peso, o resultado não será como o esperado. Portanto é necessário estar no peso ideal para considerar o procedimento.
Quem pode fazer a Torsoplastia?
De maneira geral, pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica são as mais indicadas para o procedimento.
No entanto, nada impede que a perda de peso sem auxílio cirúrgico não permita realizar o procedimento. Porém, é importante considerar o peso atual e ideal, e os riscos cirúrgicos para considerar o procedimento.
Quais são as técnicas?
O procedimento da torsoplastia pode variar de acordo com o método escolhido pelo cirurgião que realizará o procedimento.
Pode ser dividida em:
- Torsoplastia superior, quando o excesso de pele e dobras é maior nas costas superiormente e na linha do sutien;
- ou Torsoplastia inferior, quando o excesso de pele é maior na região lombar, com queda acentuada dos glúteos.
O procedimento dura cerca de 3-4 horas. O tempo de internação pode variar de acordo com as condições do paciente e da avaliação médica. De maneira geral, o paciente ficará em observação por 24 horas, em condições normais de recuperação pós-cirúrgica.
A incisão é realizada na linha das nádegas na torsoplastia inferior e na linha do sutien na torsoplastia superior. A depender de cada organismo e desde que haja uma boa cicatrização, de maneira geral a cicatriz costuma ficar quase imperceptível.
A Torsoplastia deixa cicatrizes?
Por se tratar de um procedimento estético o ideal é não ver as cicatrizes e as da torsoplastia ficam bem escondidas, seja no sutien ou na linha das nádegas.
Lembre-se sempre de perguntar ao seu cirurgião sobre a cicatriz. A forma como seu corpo faz a cicatrização também é fator importante para o resultado.
Continue lendo esse artigo para saber mais informações e como escolher o melhor cirurgião para a realização do seu procedimento.
Como escolher um cirurgião para a Torsoplastia?
No Brasil, existe a SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ela é responsável por reunir os melhores especialistas da área em território nacional.
Com formações específicas, nível elevado do uso da tecnologia e constante aprimoramento. É importante que o cirurgião escolhido seja certificado e com experiência.
Existem diversos cursos de especialidade com alto desempenho no país. Pesquise e veja a formação do médico escolhido. Saiba qual sua especialidade e se ele se atualiza com a frequência em que os procedimentos são aprimorados.
É fundamental que a escolha seja baseada na capacidade e confiança que você tenha pelo profissional.